Como conciliar treino para hipertrofia e jiu jitsu e outras lutas

Saiba como conciliar o seu treino na academia com o Jiu Jitsu ou qualquer outra luta e ainda conseguir ganhar massa muscular.

Eu não pratico Jiu Jitsu, mas tenho vários amigos que praticam junto com musculação.

Eu percebi que muitas pessoas tem dúvida se podem ou não praticar os dois esportes ao mesmo tempo.

Conversei com preparadores físicos, nutricionistas e praticantes de artes marciais e musculação para conhecer os efeitos da prática desses esportes ao mesmo tempo.

Confira a seguir o que eles disseram.

Treino para hipertrofia x Jiu Jitsu

É muito comum nós encontrarmos nas academias praticantes de Jiu Jitsu e de outras lutas.

A dúvida de muitos praticantes de musculação e artes marciais é se uma atividade interfere negativamente na outra e se podem praticar os dois esportes juntos de maneira eficiente.

Praticar musculação regularmente ajuda a melhorar o rendimento no Jiu Jitsu e ajuda a prevenir lesões.

Porém, devemos fazer algumas observações para que os treinos sejam eficientes.

Primeiramente, precisamos definir o nosso objetivo.

O objetivo é ganhar massa muscular ou ficar mais ágil no Jiu Jitsu, Muay Thai, etc?

Geralmente não vai ser possível conquistar os dois objetivos ao mesmo tempo, pois um é o contrário do outro.

Por conta disso, o treino na academia deve ser específico em relação ao seu objetivo.

Outro ponto muito importante é o planejamento dessas duas atividades.

É necessário um intervalo mínimo entre a musculação e o treino da luta que você pratica.

No dia em que você for lutar, prefira não malhar na academia, mas se isso não for possível, faça um treino mais leve para não prejudicar seu desempenho na luta.

Caso a luta venha antes da academia, dê pelo menos 30 minutos de intervalo.

O treino após a luta tende a ser menos proveitoso, se possível, devemos fazer as atividades em turnos diferentes, lutar pela manhã e malhar à noite, por exemplo.

hipertrofia-jiu-jitsu

Cuidados com a alimentação

Os especialistas afirmam que não há problemas em fazer musculação e Jiu Jitsu juntos.

Mas, nós teremos que prestar atenção em nossa alimentação, pois teremos um gasto calórico muito alto.

Caso você esteja querendo ganhar massa muscular, deve aumentar o consumo de calorias para evitar perder peso.

Calcule quantas calorias você perde na academia e na luta.

Com essa informação, adapte a sua dieta para conseguir consumir a quantidade necessária de calorias diariamente.

Nesse artigo, mostro como se alimentar da maneira certa para ganhar massa muscular.

Você também pode ingerir um hipercalórico de sua preferência para ajudar a complementar as calorias de que precisa.

Aqui no blog tem um artigo sobre os melhores suplementos para ganhar massa muscular, dê uma conferida.

Essas são dicas básicas, você deve conversar com um nutricionista para que ele te ajude a montar uma dieta para ganhar massa muscular e manter o bom desempenho na luta.

Alimentos para ganhar massa muscular

Você viu que pode sim manter as duas atividades sem problemas.

Porém, fique de olho na sua alimentação.

Caso o seu objetivo na academia seja hipertrofia muscular, é importante que você aumente o consumo de calorias para alcançá-lo, já que o gasto com as duas atividades será muito alto.

Esse artigo te ajudou? Então deixe sua curtida, pois isso nos ajuda bastante.

Caso você ainda tenha dúvidas, deixa nos comentários que eu te respondo.

Até a próxima!

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5 Comentários

  1. DOUGLAS DIAS DE ARAÚJO disse:

    Qual a série específica para lutador de jiu-jitsu assim de fortalecer a pegada?

  2. Nelson disse:

    Estou voltando agora para a academia , e preciso perder calorias , ouvi falar que para perder calorias e sempre bom fazer um aeróbico após o treino de hipertrofia, a minha dúvida é , o jiu jitsu seria esse treino?

    • Manoel Filho disse:

      Cara, não sou especialista mas sou atleta e já pratico musculação e jiu jitsu há anos. Te afirmo que jiu-jitsu é um ótimo esporte para se perder calorias. Eu mesmo dei uma parada no jiu e ganhei uma barriga, só foi eu voltar a treinar que com 4 meses eu só enxergava um abdômen definido.

  3. João victor disse:

    Eu treino jiu-jitsu e musculação, porém, não consigo conciliar horarios sem que as duas atividades seja no mesmo dia. No caso, se eu desejar fazer uso do whey protein, devo toma-lo logo depois de fazer a musculação ou depois do jiu-jitsu (Vale ressaltar que eu treino primeiro a musculação e depois de 20 minutos o jiu-jitsu).